• SOFT-STARTER
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O sistema Soft-Starter é uma tecnologia desenvolvida pela análise da curva de Torque em função da Velocidade para o início de partida dos motores de indução em geral.
Diferentemente dos defasados e arcaicos sistemas "estrela-triângulo" o Soft-Starter MECATRON Automação possui analisadores digitais e reguladores de tempo de rampa de partida que fazem com que a partida do motor seja suave e econômica sem prejudicar a rede elétrica, ou seja, prolonga a vida do equipamento e da rede em que o mesmo encontra-se ligado em um único sistema totalmente eletrônico.
• Vermelho - Ligado diretamente à rede. Alto risco de incêndio devido ao aquecimento da rede.
• Amarelo - Estrela-Triângulo. Menos danoso que a ligação direta, porém acarreta manutenções precoces na rede e no motor.
• Verde - Soft-Starter. Situação ideal desenvolvida por engenheiros doutores para partida de motores de indução.
Nos tempos de alta tecnologia e competitividade industrial que encontramos hoje, é de essencial necessidade que haja um sistema Soft-Starter para partida dos motores, pois como é de conhecimento geral na área de engenharia elétrica, um sistema Soft-Starter controla em tempo real o consumo efetivo do motor.
Seu princípio de funcionamento é simples, a partir do ajuste do tempo de rampa e da corrente de partida no aparelho, o controlador interpreta e armazena em sua memória eepron a rampa ótima para o motor em questão. Com estes dados, o controlador também armazena o fator de potência ótimo do motor, gerando assim a otimização de energia do equipamento.
Além das funções de tempo de partida do motor e de otimização de energia, o Soft-Starter também possui indicadores de funcionamento, alarme de mau funcionamento como falta de fase, sequência incorreta de alimentação, sobrecorrente e ajustes para equilíbrio de tensão e corrente entre as fases.
• Disponível para motores na faixa de 5HP a 100HP;
• Alimentação: 220 - 380VCA (necessário neutro) 60Hz;
• Corrente máxima de consumo do sistema de controle: 20mA;
• Dimenções: Largura X Altura X Profundidade:
- 55 x 97 x 147 (para motores até 12HP).
• Ao término do tempo de partida do motor, entrará em regime o sistema de otimização de
energia. Neste modo de funcionamento, o circuito reduz a tensão aplicada nos terminais do
motor em função da carga mecânica aplicada ao mesmo, otimizando assim o fator de potência do
sistema, mantendo-o sempre entre 0,92 e 0,98.
• Prolongamento do tempo de vida útil dos motores;
• Preservação da rede de cabos de alimentação onde o motor encontra-se instalado;
• Redução do efeito de aquecimento da rede de cabos de alimentação onde o motor encontra-se instalado;
• Correção sistemática do baixo fator de potência do motor;
• Aumento significativo do fator de potência visto pelo medidor de energia da empresa;
• Economia de energia garantida de no mínimo 25%;
• Redução de anomalias de funcionamento do sistema devido a surtos ocorridos no fornecimento de
energia.
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